Buscar

Como alcançar um bom posicionamento de marca tão fundamental para os microempreendedores?

Atualizado: Jan 18

Você sabe por que é importante ter um bom posicionamento de marca? Esta necessidade tem ficado cada vez mais clara, mas muitas pessoas que empreendem não sabem exatamente de que se trata ou como se posicionar. Veja mais sobre o assunto no artigo a seguir.


Sua empresa não está crescendo conforme o esperado ou parou de alcançar mais clientes há algum tempo e você não sabe o que está fazendo de errado?


O erro pode estar na falta de posicionamento de marca.


Sim, porque atualmente quem não se posiciona, atento aos debates sociais, é questionado e, diante de posturas discriminatórias ou pouco efetivas, por exemplo, no combate às desigualdades, acaba ficando para trás, principalmente quando se trata do público jovem. O olhar de quem consome está mudando, e sua empresa precisa acompanhar a mudança para crescer.


Por isso, neste artigo você vê por que ter um bom posicionamento de marca é tão importante, além de como se colocar, a fim de mostrar ao seu público-alvo que você está preocupado com questões mais importantes que o próprio lucro.


A importância de um bom posicionamento de marca


Muito se fala sobre a importância de posicionar sua marca no mercado, mas por que isso é tão necessário? É simples: atualmente, quem consome está atento a isso.


Nos últimos tempos, as pessoas consumidoras, principalmente jovens, estão ainda mais preocupadas com o que estão consumindo (e isso tende a continuar), sendo assim, passam a tomar mais cuidado com o que e de quem compram ou de quem contratam serviços.


Por exemplo, muitas mulheres passaram a investir apenas em produtos ou serviços de marcas que já se posicionaram a favor da equidade de gênero, e dão preferência a contratar outras mulheres. Sendo assim, se sua empresa não toma nenhuma providência quanto a este assunto, certamente está perdendo clientes.


Além do exemplo, quem compra deseja cada vez mais que as empresas estejam atentas à preservação e diminuição dos impactos ao meio ambiente, a fim de promover menores impactos a partir da produção, e crescem as buscas por produtos sustentáveis em todos os setores. Além disso, a preocupação quanto a contratar e comprar de empresas que valorizam a diversidade de pessoas também aumenta, e é cada vez mais importante olhar para o seu negócio com a perspectiva dos jovens consumidores.


As pessoas que compram estão preocupadas com o lugar que ocupam e o impacto que causam, assim, querem consumir de empresas que caminhem na mesma direção.


Nesse sentido, a procura por empresas com valores e responsabilidade social, que demonstram preocupação pelas pessoas e por causar bom impacto na sociedade, e não apenas com vender e obter lucros, cresce a cada dia. Se você não se posiciona e nem deixa claro quais são os valores que regem o seu negócio, certamente perderá muito com isso.

Ok, ter posicionamento é importante, mas como fazer isso na minha empresa? Veja agora.


Como posicionar sua marca no mercado?



1. Traga o impacto para a sua cadeia produtiva

Posicionar sua marca não significa apenas adotar um discurso, é preciso trazer impacto para toda a sua cadeia produtiva. Sendo assim, é importante que todas as etapas de sua produção estejam de acordo com o que o seu negócio prega, ou seja, desde os fornecedores até o pessoal contratado.


Além disso, é necessário investir em capacitação para todas as pessoas que colaboram com o negócio, e transformar uma contratação em cadeia de valor.


2. Apoie a diversidade e a inclusão

Já dissemos que quem consome está mais preocupado em comprar ou contratar serviços de empresas que apoiam a diversidade de pessoas, não é? Pois então, é importante que isso não fique só papel, e realmente sejam contratadas pessoas LGBTQI+, PCDs, mulheres, enfim, incluir de verdade.


Imagine só, dizer que sua empresa é inclusiva e diversa e, ao chegar lá para comprar ou receber um atendimento, a pessoa consumidora se depara apenas com homens brancos? O discurso cai por terra.


Então, apoie, realmente, a diversidade, contratando e dando oportunidades a pessoas diversas.


3. Ajude a promover mudanças positivas - Transforme a vida de mulheres

O público feminino é responsável por mais de 60% do consumo no Brasil e sua empresa precisa estar atenta a este cenário e contar com mais mulheres na equipe — imagine só, se todas as suas clientes decidirem que não querem mais consumir de sua empresa porque a sua marca não investe na equidade de gênero? Perda irreparável...


Nesse sentido, apostar na contratação de mulheres só traz benefícios à sua empresa (considerando que quase 80% delas são extremamente qualificadas no que fazem e investem na própria educação com mais frequência que os homens). Isto demonstra um posicionamento concreto e efetivo e ainda muda a vida de várias mulheres que estão em busca de oportunidades.


4. Fomente a economia criativa, colaborativa e sustentável

O mercado criativo é um dos mais discriminados, considerando que muita gente não investe nestes serviços ou não vê valor na área. No entanto, este é um grande erro, visto que o setor emprega 4,9 milhões, de acordo com o Painel de Dados do Observatório Itaú Cultural (abril de 2020) e é responsável por 2,64% do PIB nacional, segundo dados da Secretaria Especial de Cultura. Dentro deste número, 44% das pessoas que trabalham em alguma área da economia criativa são autônomas (de acordo com o IBGE).


Sendo assim, dar mais espaço as freelas que trabalham em áreas como moda, cultura, tecnologia, mídias, entre outras, e incentivar a economia colaborativa e sustentável garante que sua empresa assuma um posicionamento mais inclusivo e de acordo com as necessidades de quem trabalha, afinal, muita gente já atua nestas áreas, e a tendência é crescer.


Neste artigo falamos sobre a importância de ter um bom posicionamento de marca para o crescimento de sua empresa e para se adequar ao novo olhar das pessoas consumidoras, que buscam negócios comprometidos com a sociedade, e não apenas com seus próprios lucros.


Quer ver mais conteúdos como esse? Acesse o blog do FREELAS e confira outras informações e dicas para aumentar sua autoridade no mercado e crescer de forma sustentável.




Ana Clara é redatora há 3 anos, certificada em Produção de Conteúdo para Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Ela escreve para diversos nichos textos otimizados para franquear melhor os blogs na internet e escrita acadêmica. A Ana faz parte do FREELAS e pode ser contratada através da plataforma. Conheça o trabalho

dela e das mais de 200 profissionais cadastradas na plataforma!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

Ficou com alguma dúvida?
Fala com a gente!
QR_code_Formulário_Freelas.png
Ou acesse aqui o nosso QR Code 
que entraremos em contato.
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • site
whatsapp_icon-icons.com_65542.png

+55 21 98708 6295

email_socialnetwork_20049.png
2020 © Coletiva DELAS

COLETIVA DELAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA  |  CNPJ: 20.194.792/0001-90

Rua dos Inválidos, 162/306 - Centro - Rio de Janeiro/RJ. CEP: 20.231-046