Buscar

Manual de boas práticas: como terceirizar sem precarizar?

Você sabe como terceirizar sem precarizar? Pensar em práticas que valorizem o trabalho de profissionais terceirizados e obter bons serviços é fundamental atualmente. Neste artigo, apresentamos um manual com boas práticas para melhorar as contratações.


Diante de um cenário em que a maioria das empresas opta por terceirizar serviços, é fundamental buscar alternativas para contratar serviços qualificados. Atualmente, a maneira mais utilizada é contratar empresas especializadas no serviço em questão, no entanto, muitas vezes não vale a pena investir na contratação de uma empresa para executar um serviço pontual.


Nesse cenário, uma das alternativas para terceirizar serviços pontuais é contratar freelancers, que são profissionais com especialização em determinadas áreas. A contratação de freelas, no entanto, mesmo que vantajosa, pode acabar sendo precarizada, e isso é prejudicial tanto para a empresa quanto para profissionais.


Sendo assim, é fundamental que você compreenda como terceirizar o trabalho de sua empresa sem precarizar a situação de quem presta os serviços. Por isso, preparamos um manual de boas práticas, que se observado, melhora consideravelmente a relação do seu negócio com profissionais e ainda aumenta a produtividade. Não deixe de conferir!



Como terceirizar o trabalho de sua empresa


Atualmente, mais de 90% das empresas acreditam que terceirizar é um ótima alternativa para os negócios. Por isso, é importante conhecer maneiras de terceirizar o serviço de forma prática e simples.

Nesse sentido, contratar freelancers é uma forma de investir em profissionais de qualidade e gastar menos com contratações.


Por que contratar profissionais freelancers?


Uma das maneiras mais simples de terceirizar o trabalho é contratar freelancers, profissionais que atuam de maneira independente e prestam serviços pontuais, de acordo com as necessidades da empresa.


Profissionais freelancers são uma ótima opção para aumentar a produtividade de sua empresa, considerando que estarão fazendo parte de sua equipe por um tempo determinado, o que contribui para não sobrecarregar seu time.


Ao contratar profissionais freelas, você consegue reduzir gastos do projeto, já que geralmente cobram menos para realizar serviços, além de poupar tempo com recrutamento, sem os investimentos necessários para uma contratação por CLT e considerando que tudo pode ser feito de forma remota — desde a contratação até a entrega do projeto.


Mas como contratar profissionais freelancers sem precarizar o trabalhador?


Como dissemos, contratar freelancers facilita muito o recrutamento e também diminui gastos com as contratações. No entanto, estes dois fatores, mais o ponto que freelas não têm nenhuma ligação concreta e nem os mesmos direitos que profissionais efetivos da empresa, podem colaborar para a precarização do serviço.


Para que isso não aconteça e tanto profissionais freelancers quanto a empresa tenham benefícios com o serviço, é fundamental seguir algumas práticas, que você vê a seguir.


Contratar de forma consciente


Contratar de forma consciente e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) significa gerar impacto social. Com isso, queremos dizer investir em diversidade e inclusão, dando oportunidades às pessoas que geralmente não têm espaço no mercado de trabalho.


Por exemplo, dar preferência à contratação de pessoas negras (a taxa de desemprego da população negra é de 14%) e mães (um dos grupos mais afetados pela crise causada pela pandemia) é uma ótima forma de agir com responsabilidade social.



Garantir a representatividade dos seus projetos


Apenas contratar de forma consciente não é suficiente, apesar de ser um grande passo. É preciso, além disso, garantir a representatividade dos projetos, dando voz à diversidade na hora de agir.


Dessa forma, é necessário que profissionais dos grupos minoritários possam exercer funções de destaque na empresa, e que tenham a possibilidade de trabalhar de acordo com suas necessidades.


Para saber mais sobre o assunto, sugerimos a leitura desta entrevista com a psicóloga Maria Alice Prado, sobre como investir em equipes diversas e os benefícios desta prática para as empresas.


Contratar com quem cuida das suas profissionais


Uma das práticas que certamente precisam ser seguidas na hora de contratar freelancers para um trabalho é procurar profissionais em plataformas de confiança, que cuidam de quem presta os serviços.


O FREELAS, por exemplo, é uma plataforma que valoriza as profissionais e oferece todo o suporte para que o serviço seja satisfatório para os dois lados, do começo ao fim.


Além disso, as plataformas de qualidade oferecem um sistema de avaliações de profissionais e contratantes, sendo assim, após a finalização do serviço, ambos são avaliados de acordo com a experiência; isso garante a confiabilidade de todas as freelas e de quem contrata, por isso, aumenta a segurança das contratações. A partir de agora, os recrutamentos mais eficientes serão feitos majoritariamente de forma online, principalmente a triagem de profissionais, e estas avaliações tornam o processo ainda mais rápido.


Outra coisa a se atentar é a taxação sobre o serviço de freelancers. Em algumas plataformas, há taxas muito altas sobre o pagamento recebido por profissionais, o que significa que geralmente recebem valores muito menores que o correspondente ao serviço que executam.


Contratar com quem cuida das profissionais, como o FREELAS, é uma alternativa confiável e extremamente segura de terceirizar o trabalho através de serviços freelancers, por isso é fundamental ter mais atenção com a plataforma na qual você busca serviços.


Investir para a capacitação de profissionais


Investir em capacitação de profissionais é valorizar quem presta serviços a você, e isso é fundamental para qualquer relação de trabalho. Quando profissionais se sentem valorizados e percebem que a empresa preza por seu crescimento, sua motivação para trabalhar aumenta, e consequentemente, a produtividade.


Além disso, os laços entre profissional e contratante são estreitados, e uma relação de confiança acaba surgindo. Com isso, novos serviços podem surgir dessa parceria. Isso é bom para os dois lados, pois a empresa sabe que está contando com profissional de qualidade, enquanto profissionais sabem que a empresa é séria e investe em quem presta serviços.


Neste manual de boas práticas sobre como terceirizar sem precarizar, você pôde conferir algumas maneiras de contratar excelentes profissionais freelancers para desempenhar funções em sua empresa sem desvalorizar os serviços.


Estas contratações já são uma das formas mais eficientes, rápidas e descomplicadas de terceirizar, por isso, é fundamental tomar cuidado com a relação estabelecida entre contratante e profissional.


Se você deseja saber mais sobre a contratação de freelancers, entre em contato com a equipe FREELAS e encontre o melhor para o seu projeto!





Ana Clara é redatora há 3 anos, certificada em Produção de Conteúdo para Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Ela escreve para diversos nichos textos otimizados para franquear melhor os blogs na internet e escrita acadêmica. A Ana faz parte do FREELAS e pode ser contratada através da plataforma. Conheça o trabalho

dela e das mais de 200 profissionais cadastradas na plataforma!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

Ficou com alguma dúvida?
Fala com a gente!
QR_code_Formulário_Freelas.png
Ou acesse aqui o nosso QR Code 
que entraremos em contato.
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn
  • site
whatsapp_icon-icons.com_65542.png

+55 21 98708 6295

email_socialnetwork_20049.png
2020 © Coletiva DELAS

COLETIVA DELAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA  |  CNPJ: 20.194.792/0001-90

Rua dos Inválidos, 162/306 - Centro - Rio de Janeiro/RJ. CEP: 20.231-046