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Como driblar a crise e se manter atualizado no “novo normal”?

O que fazer para driblar a crise em tempos de “novo normal”? Diante desse cenário imprevisível e caótico, criado pela pandemia do Novo Coronavírus, tomar atitudes rápidas e práticas é a única maneira de sobreviver no mercado. Não sabe o que fazer para inovar e se manter competitivo em um mercado em crise? Então este post é para você!


O cenário criado pelo Novo Coronavírus é a maior novidade do século XXI, e completamente diferente do que vivíamos há alguns meses. No começo do ano, acreditávamos que já sabíamos todas as tendências do mercado e quais as estratégias mais eficientes para melhorar os negócios em 2020. No entanto, agora nos deparamos com um cenário totalmente imprevisível e precisamos nos adaptar ao “novo normal”. Que reviravolta, não é?


Com a pandemia, veio também a crise, e a corrida por melhorar o desempenho das marcas cresce a cada dia: existe, no momento, uma urgência de criar novas estratégias e modelos, além de repensar o que não faz mais sentido, tudo em prol de melhorar os resultados e perder o menos possível.


Considerando que é preciso tomar atitudes práticas e rápidas para diminuir os impactos da pandemia nos negócios e se adaptar ao “novo normal”, trazemos, a seguir, algumas estratégias que devem ser utilizadas para driblar a crise, criar maneiras de sobreviver no mercado e seguir mesmo diante do caos.


O que fazer para se adaptar ao “novo normal” e diminuir os danos da crise causada pelo Novo Coronavírus?


Uma coisa que já estamos aprendendo durante esta crise é que tudo é imprevisível, e não existe nada sob nosso controle. Nesse sentido, é importante seguir o fluxo e se adaptar às mudanças, principalmente considerando que, no momento presente, as mudanças são muito grandes, e praticamente todas as relações sofreram alterações.


A partir do momento que internalizamos a imprevisibilidade, conseguimos seguir com mais calma, analisando as mudanças e percebendo de que maneira é possível se adaptar a elas, ou até mesmo, beneficiar a empresa e seus funcionários, oferecendo saídas diferenciadas que atendam os seus públicos e suas necessidades durante a crise.


Nesse cenário, para conseguir se adaptar ao “novo normal”, é preciso pensar mais nas pessoas, oferecer qualidade, eficiência e mostrar caminhos que facilitam a vida, a fim de estreitar laços e fidelizar. Entenda melhor agora:


1. Atenda suas novas demandas com qualidade, praticidade e eficiência

A clientela do “novo normal” não deseja mais as mesmas coisas de antes da pandemia. Seus gostos, interesses e preocupações mudaram e seguem mudando a cada dia, e é essencial que seu negócio consiga acompanhar este processo.


Sendo assim, antes de replanejar as ações, conheça as novas demandas de seu cliente, pois esta é a forma mais eficaz de construir boas estratégias.


Para isso, esteja nas redes sociais que mais utiliza (isso também melhora a comunicação entre a empresa e clientes), observe os tópicos mais comentados dentro do nicho de sua empresa... Depois, invista em soluções que possam realmente suprir estas necessidades de forma eficiente, procurando se associar a boas práticas e demonstrando responsabilidade social, ponto de grande atenção nas últimas décadas e em especial neste momento de crise humanitária.


2. Dê preferência a contratar fornecedores que ofereçam serviços e suporte online

A preferência por resolver os próprios problemas de maneira simples e prática também é uma das características do “novo normal”. Com a dificuldade de ir até a loja fazer algum reparo, quem consome tem procurado outros mecanismos para isso e a venda de produtos e serviços é a grande opção do momento.


Nesse sentido, é fundamental que a empresa ofereça estes conteúdos e busque meios de facilitar e dar suporte à clientela através das redes sociais, por exemplo. Assim, você gera conteúdo atrativo e ainda resolve, de fato, o problema da pessoa consumidora.


3. Se adapte aos novos valores: invista em comunicação e posicionamento

A clientela do “novo normal” deseja que a empresa da qual consome produtos ou serviços se posicione diante da pandemia. Nesse sentido, é fundamental investir em mecanismos de comunicação para divulgar as medidas de segurança adotadas no momento pela empresa, as novas maneiras de lidar com cada tipo de público, como ela vem desempenhando boas práticas para auxiliar a sociedade neste momento etc.


Além de se posicionar sobre o Novo Coronavírus, é importante que você fale sobre a política e cultura da empresa, deixando claro de que lado está. De uns tempos para cá, o consumidor tem procurado empresas que se posicionam sobre temas como sustentabilidade, machismo e racismo, por exemplo, e isso vem se intensificando muito agora durante a pandemia. Para começar, por que não investir na presença de mulheres em sua empresa a partir da quarentena?


Durante este período de crise, as mulheres foram as mais afetadas. De acordo com um estudo recente, 35% das profissionais perderam empregos durante a pandemia no Brasil, principalmente as trabalhadoras informais, que são a maioria entre as mulheres.

Para que todos possam entender e encontrar informações sobre o posicionamento da empresa com facilidade, é fundamental utilizar a internet para entrar em contato direto com a clientela.


4. Estreite sua relação com clientes e parceiros

“Entrar em contato direto com a clientela” é uma das maiores necessidades da pandemia, principalmente porque todo mundo está se sentido sozinho e precisando de um pouco mais de atenção. Criar canais de comunicação mais flexíveis e realmente conversar com o seu público se torna, então, uma das estratégias mais eficientes do mercado, pois gera a sensação de compromisso e identificação.


Sendo assim, seja presente nas redes sociais mais utilizadas pelo seu cliente, mostre o que, de fato, sua empresa está fazendo, aproxime-se através de vídeos, fotos e tweets que cativem a atenção do público.


Além de clientes, também é preciso estreitar a relação com outras empresas e fornecedores. Neste momento, até a noção de competição está mudando, e os negócios têm adotado a política de cooperação, o que significa que a ajuda mútua faz parte da estratégia para melhorar os resultados.


Um bom exemplo de empresa que está lidando muito bem com a crise é a Magazine Luiza, que criou estratégias para que os clientes e fornecedores pudesse seguir ganhando dinheiro, proporcionou canais de comunicação bastante eficientes e vem adotando uma postura muito responsável. Consequentemente, os ótimos resultados já estão aparecendo e a empresa cresce mesmo neste cenário de crise.



Conclusão


Como driblar a crise e se adaptar ao “novo normal”? Neste texto, buscamos responder a esta pergunta e trazer algumas estratégias que fazem sentido no momento, com a intenção de ajudar você a crescer mesmo nesse cenário de imprevisibilidade.

O que fica claro agora é que lidar com este período tão difícil exige abrir mão do que já conhecemos, e nos mostra a importância de testar novas possibilidades. Ao experimentar novas formas de fazer negócio e se manter bem posicionado no mercado, estamos aprendendo ainda mais sobre o público consumidor da nossa marca e sobre o mercado.

Apesar de ser extremamente difícil mudar nossas práticas e planejamentos, são estas mudanças que nos deixam mais fortes e mantém nossa autoridade no mercado; isso porque, ao seguir o fluxo e nos adaptar ao novo, criamos novas estratégias para lidar com o imprevisível e nos tornamos mais resistentes, solidificando ainda mais o nosso trabalho junto ao nosso público.


Para que você consiga superar a crise e se atualizar nas tendências do momento, o FREELAS preparou uma série de conteúdos, que pode ser vista no blog. Não deixe de conferir!





Ana Clara é redatora há 3 anos, certificada em Produção de Conteúdo para Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Ela escreve para diversos nichos textos otimizados para franquear melhor os blogs na internet e escrita acadêmica. A Ana faz parte do FREELAS e pode ser contratada através da plataforma. Conheça o trabalho

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