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Como as novas tendências de consumo estão impactando as grandes marcas e por que devo me preocupar?

Você sabe quais são as novas tendências de consumo? De que forma sua empresa está se posicionando diante deste cenário? Neste artigo, confira por que você precisa pensar mais no assunto e promover mudanças rápidas em sua marca.


Fica cada vez mais claro às empresas que se posicionar diante das novas tendências de consumo é fundamental. Afinal, se o olhar do consumidor já vinha mudando antes, com a pandemia mudou ainda mais.


Com o passar do tempo, temas como representatividade, preservação do meio ambiente e saúde ficaram mais recorrentes, e nos últimos meses, tornaram-se ainda mais relevantes.


Isso porque diante da crise, diversas mulheres, pessoas LGBTQI+, negras, PcDs e pessoas na terceira idade foram prejudicadas, pois acabaram perdendo seus empregos; as mulheres, por exemplo, são minoria nos serviços considerados essenciais durante a pandemia, sendo assim, as profissionais que atuam em setores como a beleza e trabalhadoras domésticas foram muito afetadas. A população negra também foi uma das mais afetadas, pois ocupa a maioria dos trabalhos informais, os primeiros a sofrerem o impacto da crise.


A partir disso, muitas das maiores marcas do país e do mundo perceberam a necessidade de se reinventar, a fim de manter sua autoridade no mercado. Esta reinvenção tem sido muito importante e traz ótimos resultados. Sendo assim, se sua empresa não se preocupa com isso e nem toma atitudes para adotar um bom posicionamento, acaba ficando para trás. Afinal, quem consome realmente tem interesse em saber o que sua empresa prega e de que maneira age diante da sociedade.


Por isso, neste artigo trazemos algumas das novas tendências de consumo, além de exemplos de marcas que se posicionaram e vêm colhendo bons frutos disso.


Quer saber como se posicionar e gerar mais autoridade no mercado? Então continue a leitura!


Entenda a mudança do olhar do consumidor nos últimos tempos

O olhar de quem consome está mudando muito, e isso impacta diretamente nos produtos que compra ou serviços que utiliza, de acordo com o Guia de Tendências 2020-21 – Sociedade e consumo em tempos de pandemia, divulgado pelo SEBRAE neste ano.


Ainda de acordo com o Guia, as pessoas consumidoras estão cada vez mais interessadas em saber que atitudes as empresas tomam sobre temas como o meio ambiente, consciência local, saúde e diversidade.


Entenda melhor:


Consciência verde

A preocupação sobre o meio ambiente e direitos dos animais tem crescido muito, principalmente com a chegada da COVID-19. Nesse sentido, é fundamental que sua empresa esteja empenhada em apontar as atitudes que está tomando para conter o impacto ambiental.


Para pensar: Que atitudes sua empresa está tomando quanto à geração de lixo? De que maneira pensa as embalagens dos produtos?


Consciência local

Com a dificuldade de sair de casa, muita gente passou a valorizar a economia local. Agora, quem consome quer saber se sua empresa trabalha de maneira colaborativa, se sua grande marca dá visibilidade às iniciativas pequenas e se importa-se com o bem-estar da comunidade.


Para pensar: Como minha marca contribui para o bem-estar social? De que maneira posso colaborar para o crescimento de pequenas empresas e fomentar a economia local?


Saúde e bem-estar

A principal questão durante a pandemia é a saúde, claro. Nesse sentido, quem consome está preocupado com as atitudes que sua empresa toma para preservar a saúde de colaboradores e clientes. Afinal, só é possível frequentar lojas e espaços que estejam realmente empenhados em cuidar das pessoas.


Para pensar: Estou promovendo canais de comunicação eficientes para que a população saiba que estratégias estou tomando quando à higiene da loja? Quais são as medidas utilizadas para preservar a saúde de quem colabora com minha empresa e de quem utiliza meus serviços/produtos?



Diversidade

O olhar do consumidor nunca esteve tão voltado para a representatividade, e faz parte desse novo olhar buscar empresas que também dão valor a isso. No início do artigo, falamos que um grupo de pessoas, geralmente minorizadas, está passando por mais dificuldades durante a crise causada pela pandemia.


Pois bem, nesse sentido, é fundamental que sua empresa se preocupe com isso e tenha como princípio a diversidade e inclusão destas minorias. Dessa forma, é necessário tomar atitudes quanto à contratação de mulheres, profissionais LGBTQI+, PCDs, pessoas negras, entre outros grupos.


Para pensar: Estou dando oportunidades às pessoas mais afetadas pela crise? Como minha marca se posiciona diante da diversidade e inclusão das minorias?


Confira empresas que adotaram mudanças e estão preocupadas com as novas tendências de consumo


Agora que você já sabe quais são as tendências de consumo e o que fazer para tomar medidas positivas e manter a autoridade de sua marca no mercado, confira alguns cases de grandes empresas que já adotaram mudanças e mostraram estar realmente preocupadas com as demandas de quem consome.


P&G

A P&G é uma das empresas mais importantes do Brasil e do mundo, e serve como exemplo de empresa que presa pela diversidade. A empresa vem tomando diversas atitudes com relação à representatividade feminina e protagonismo de mulheres, lançando marcas voltadas a este público e criando campanhas que descontroem os estereótipos de gênero.


O FREELAS, inclusive, foi escolhido para ser apoiado pelo programa de aceleração P&G Social, focado em projetos sociais para redução dos impactos da COVID-19. O apoio irá complementar o valor de desenvolvimento mais automatizado da plataforma, permitindo um crescimento escalonável da empresa e um impacto mais efetivo nas contratações das freelas.


Além disso, a P&G está tomando medidas para ajudar as comunidades mais vulneráveis durante a pandemia, além de incentivar as pessoas que trabalham na linha de frente no combate ao COVID.


Natura

A Natura é outra empresa comprometida com os direitos da minorias e já lançou diversas campanhas protagonizadas por pessoas LGBTQI+. Também trabalha a favor do protagonismo das mulheres, dando visibilidade à diversidade de corpos femininos — o que contribui para a diminuição de preconceitos como a gordofobia e o racismo — e incentivando a educação de suas colaboradoras.


A marca também atuou distribuindo material de higiene a diversas comunidades carentes no Brasil e outros países da América Latina.


Além de sua preocupação com as pessoas, também é uma empresa engajada com o ambiente, e se empenha em produzir fórmulas menos agressivas e naturais, embalagens ecológicas e não realizar testes de produtos em animais, por exemplo.


Pepsico

A Pepsico vem tomando medidas para fortalecer a contratação de pessoas que estão fora do mercado de trabalho há algum tempo, priorizando as minorias e pessoas que tiraram um tempo para se dedicar aos estudos, por exemplo. Além disso, contribui com a campanha “He for She”, da ONU, que tem o intuito de promover o empoderamento feminino.

Diante da crise, vem distribuindo alimentos e apoiando cooperativas de reciclagem que sofreram o impacto da pandemia.


Através destes 3 exemplos, podemos ver que as grandes marcas estão preocupadas com as novas tendências de consumo e realmente tomam atitudes para promover mudanças. Agindo com responsabilidade social, conseguem manter sua autoridade no mercado, atrair mais investimentos e melhorar os resultados.


E aí, de que forma sua empresa está demonstrando preocupação com as necessidades colocadas por este novo olhar consumidor? Aproveite e confira nosso post sobre como melhorar seu posicionamento de marca e reinvente suas estratégias.


Se estiver precisando de ajuda para tirar as ideias do papel e agir diante deste novo cenário, entre em contato com o FREELAS, nós podemos ajudar você!





Ana Clara é redatora há 3 anos, certificada em Produção de Conteúdo para Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Ela escreve para diversos nichos textos otimizados para franquear melhor os blogs na internet e escrita acadêmica. A Ana faz parte do FREELAS e pode ser contratada através da plataforma. Conheça o trabalho

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