Buscar

5 passos para se alinhar com as ODS

Como a sua empresa vem se comportando em relação ao meio ambiente, sociedade e governança?


A sigla ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance), ligada às questões de uma economia mais sustentável e de impactos positivos, vem sendo indispensável para a atração de novos investidores e consumidores mais conscientes. Ainda, uma empresa alinhada com esses três fatores são possui total relação com os Objetivos e Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Por isso, investir em um ou alguns dos Objetivos tem sido cada vez mais importante, tanto para saúde dos negócios, quanto para uma sociedade mais saudável.


As ODS fazem parte da Agenda de 2030 proposta pela ONU, que é um plano de ação criado com o intuito de fomentar um mundo mais justo, inclusivo e sustentável, respeitando as diferenças e finitude dos recursos naturais. E claro, o ecossistema empresarial possui grandes responsabilidades sobre os impactos positivos e negativos gerados na sociedade.


Abaixo, listamos os 17 objetivos.

1- Erradicação da Pobreza

2- Fome Zero e Agricultura Sustentável

3- Saúde e Bem-Estar

4- Educação de Qualidade

5- Igualdade de Gênero

6- Água Potável e Saneamento

7- Energia Acessível e Limpa

8- Trabalho Decente e Crescimento Econômico

9- Indústria, Inovação e Infraestrutura

10- Redução das Desigualdades

11- Cidades e Comunidades Sustentáveis

12- Consumo e Produção Responsáveis

13- Ação Contra a Mudança Global do Clima

14- Vida na Água

15- Vida Terrestre

16- Paz, Justiça e Instituições Eficazes

17- Parcerias e Meios de Implementação

(fonte: Plataforma Agenda 2030; http://www.agenda2030.org.br/sobre/#:~:text=A%20Agenda%202030%20%C3%A9%20um,dentro%20dos%20limites%20do%20planeta)


O seu negócio compactua com algum ou alguns desses propósitos? Se sim, você está no caminho certo e o planeta agradece! Se não, tudo bem, nunca é tarde pra mudar e adaptar os processos e valores da empresa, né?


No nosso checklist apresentamos cinco insights que podem contribuir para a sua empresa cumprir pelo menos um dos objetivos e se alinhar às boas práticas do mercado.


1- CONTRATE MINORIAS

Na contratação de profissionais mulheres, pessoas negras, periféricas, indígenas, LGBTQI e portadores de deficiência, sua organização fomenta a equidade de gênero (ODS 5), o crescimento econômico (ODS 8) e a redução de desigualdades (ODS 10), por exemplo.


2- ESTABELEÇA PARCERIAS RESPONSÁVEIS

É muito importante fechar parcerias com marcas que compactuam com os valores e ideias da sua empresa. Mas se a sua empresa ainda está no caminho de adotar práticas e valores sustentáveis, estabelecer parcerias com instituições alinhadas com impactos socioambientais positivos pode ser um super primeiro passo, já alinhado com a ODS 17.


Por exemplo, se você é uma marca de bens de consumo e oferece brindes para os clientes, você pode comprar esses brindes de organizações que apoiam causas sociais e que fazem a produção a partir de resíduos reciclados. A Rede Asta é uma ótica dica! Ainda, você pode ter parceiros na sua cadeia produtiva que dão soluções mais verdes, como o car

bon free. Aqui falamos de pequenos exemplos, mas as possibilidades são infinitas!


3- USO DE MATÉRIAS PRIMAS SUSTENTÁVEIS

Que tal substituir aquela embalagem plástica por uma de papel? Ou aquela etiqueta tradicional pelo papel semente? Claro, é importante respeitar a limitação de recursos de cada empresa, mas ter um mindset ligado em possibilidades de produção sustentável é um começo.


Caso você e seu negócio tenham maiores possibilidades financeiras, comece a pensar em materiais regenerados e biodegradáveis, que tal? Aí você já dá o check na ODS 12!


4- COMÉRCIO JUSTO

Como a sua empresa estabelece relações de produção e/ou serviços? Você sabe as condições de trabalho das pessoas que produzem o material que seus produtos são fabricados? Pois é, um dos pilares do Comércio Justo são as condições de trabalho dignas para os colaboradores e uma remuneração justa. Portanto, se você emprega produtores, artesãos etc, preocupe-se e muito com o bem-estar deles. Aqui, você já está no caminho de cumprir as ODS 3, 8 e 12.


5- ADOTE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL RESPONSÁVEL

De nada adianta lucrar e ter um time, por menor que seja, infeliz e desestimulada. Por isso, esteja sempre atento com as relações que você e sua organização estabelecem com a equipe. Fomente um espaço de trabalho decente, justo, diverso e que se importa com a saúde mental de seus colaboradores. As ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) têm tudo a ver com essa questão!


Viu como é super possível sua empresa estar alinhada para com uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável? Cada pequeno passo é uma grande vitória para todos. Pessoas criam marcas, e quanto mais seres humanos com consciência, mais rápida acontece a mudança para um mundo mais verde e igualitário!


Se você ainda tem alguma dúvida e gostaria de saber mais sobre como melhorar seu posicionamento de marca a partir do investimento em ações organizacionais responsáveis entre em contato com a gente: contato@freelas.net.br || +55 21 98708 6295. Vai ser um prazer te ajudar nessa caminhada!







Carolina é publicitária, apaixonada pelo ecossistema de impacto socioambiental. Além de muchas coisitas mais, é assistente de operações do FREELAS e dá aquele help na área de comunicação!





23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo